Projeto Otambí de Verão começa no dia 24 no Dilazenze

Valorização da cultura afro
Arquivo

O tradicional Projeto Otambí de Verão começa no dia 24 de janeiro com nova temporada de Ensaios da Orquestra Gongombira de Percussão, no Espaço Cultural Dilazenze, no Alto da Conquista, em Ilhéus. Durante esta curta temporada será realizada apenas duas edições do projeto. A primeira edição será no dia 24 de janeiro e a outra será no dia 07 de fevereiro, sempre começando às 20h, com entrada gratuita.

Durante a temporada do Projeto Otambí 2015, a Orquestra Gongombira de Percussão receberá nos seus ensaios alguns convidados que farão participações especiais nos ensaios de verão. E para agitar o primeiro dia de Otambí contaremos com a presença de: Dj Jeff Rodrigues (O Quadro); Bumba Meu Boi (Vila Juerana); Camilo Dória (Banda Zahra’), entre outros convidados.

O Projeto Otambí de Verão nessas suas duas edições trabalhará com dois temas para os ensaios de Verão, que serão: “Gongombira e a Cultura Popular” e “Gongombira e os 30 Anos da Música Afro-Baiana”. No Projeto serão exibidos vídeos relacionados aos temas, decoração temática, atrações relacionadas ao tema e muito mais.

Organizado pela ONG. Gongombira de Cultura e Cidadania, desde o ano de 2009, o projeto consolidou-se como uma das grandes atrações do cenário alternativo durante o verão ilheense, atraindo sempre um público diversificado como turistas, artistas e nativos.

Além da programação definida, a Orquestra Gongombira de Percussão, está preparando várias surpresas para esta temporada, e promete fazer a alegria e a diversão do público presente com muita música, dança e ritmos percussivos africanos e afro-brasileiros. Além de contarmos com a Feira Criativa e Cultural do Terreiro Matamba Tombenci Neto, oficina sobre literatura de cordel, a partir das 9 horas do dia 24 também no espaço cultural sede do Dilazenze com  o diretor teatral e cordelista Franklin Costa.

A oficina é voltada para moradores do bairros da conquista maiores de 16 anos. Os participantes aprendem acerca da história e estrutura do gênero literário popular, além de produzirem os próprios textos em grupo e individualmente.